Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / Como posso avaliar todo o processo de procura de emprego?

É necessário avaliar todo o processo. A passagem por várias entrevistas deve ser encarada como um processo de aprendizagem, nomeadamente em termos das competências comunicacionais. O objectivo da auto-avaliação é medir a produtividade, diagnosticar possíveis erros e redefinir a estratégia de pesquisa.

Uma maneira de conduzir uma auto-avaliação eficiente é reconstruir mentalmente a entrevista, sublinhando os principais tópicos discutidos.
 
Após a entrevista, avalie sempre e de forma qualitativa:

  • Como correu a entrevista?
  • Que factores despertaram maior interesse no/a entrevistador/a?
  • Realcei suficientemente as minhas competências?
  • Fui confiante profissional?
  • Falei muito ou falei pouco?
  • Cortei a palavra ao/à entrevistador/a?
  • Como correu a minha comunicação não verbal?
  • Fui agressivo/a?
  • Dei uma imagem positiva de mim?
  • Mantive uma boa relação com o/a recrutador/a?
  • Que aspectos poderei melhorar na próxima entrevista?