Ações MeIntegra
Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / Como posso avaliar todo o processo de procura de emprego?
É necessário avaliar todo o processo. A passagem por várias entrevistas deve ser encarada como um processo de aprendizagem, nomeadamente em termos das competências comunicacionais. O objectivo da auto-avaliação é medir a produtividade, diagnosticar possíveis erros e redefinir a estratégia de pesquisa.
Uma maneira de conduzir uma auto-avaliação eficiente é reconstruir mentalmente a entrevista, sublinhando os principais tópicos discutidos.
Após a entrevista, avalie sempre e de forma qualitativa:
- Como correu a entrevista?
- Que factores despertaram maior interesse no/a entrevistador/a?
- Realcei suficientemente as minhas competências?
- Fui confiante profissional?
- Falei muito ou falei pouco?
- Cortei a palavra ao/à entrevistador/a?
- Como correu a minha comunicação não verbal?
- Fui agressivo/a?
- Dei uma imagem positiva de mim?
- Mantive uma boa relação com o/a recrutador/a?
- Que aspectos poderei melhorar na próxima entrevista?