Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / Como estabeleço prioridades?

Uma prioridade é uma tarefa que fazemos antes de outra. O bom gestor de energia não está sempre a trabalhar a 100%! Trabalha a 10% das suas capacidades quando as tarefas não são prioritárias para poder dar os seus 90% naquilo que de facto interessa.

 
Estabelecer prioridades não é mais que distinguir o que é importante do que é urgente. Urgência e Importância são qualidades distintas das tarefas.

  • Tarefa importante: a que vai contribuir directamente para os seus objectivos.
  • Tarefa Urgente: a que tem um prazo de finalização imediato.

Em termos de gestão de energia, o que fazer? O grau de importância dá-nos pistas para a quantidade de energia e dedicação a atribuir à tarefa, isto é, quanto tempo vou gastar. O grau de urgência dá-nos o prazo de realização, ou seja, quando vou fazer.

As tarefas podem ser ou não urgentes e ser ou não importantes. Podemos fazer uma matriz de estabelecimento de prioridades e, a partir daí, descobrir onde ir buscar mais tempo para o que é de facto importante.