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Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / O que é a Inteligência Emocional?

É um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções. Resumidamente, entende-se por Inteligência Emocional a capacidade de se auto-conhecer e lidar bem consigo mesmo e de conhecer e lidar bem com os outros, seja nos relacionamentos familiares, como sociais ou profissionais. A inteligência emocional caracteriza a maneira como cada um lida com as suas emoções e com as emoções que o rodeiam. No fundo, envolve tudo o que está relacionado com a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si e nos outros.

A distinção entre a inteligência e o conhecimento na área da cognição (isto é QI) está muito clara, onde geralmente, a pesquisa psicológica demonstra que o QI é uma medida de confiança da capacidade cognitiva, e é tempo excedente estável. Na área da emoção (QE) a distinção entre a inteligência e o conhecimento é ainda desconhecida. As definições actuais de QE são inconsistentes quanto às avaliações que executa: alguns autores (como Bradberry e Greaves, 2005) defendem que o QE é dinâmico, pode ser aprendido ou aumentado; outros dizem que QE é estável, e não pode ser aumentado. Segundo uma definição de Mayer, o conhecimento emocional seria o nível da percepção e da avaliação que um indivíduo tem das suas emoções num determinado momento e num dado tempo.