Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / Qual é a evolução verificada ao nível do empreendedorismo no nosso país?

Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado que o número de “empreendedores” tem crescido consideravelmente em Portugal. No entanto, no nosso país, o empresário ainda é vítima de vários estigmas sociais, registando-se uma forte penalização social para os que falham nos negócios (como se isso fosse sinónimo de incapacidade ou incompetência).

Tudo isto gera uma cultura avessa ao risco empresarial que o Estado português tem dificuldades em contrariar. A expansão do Empreendedorismo tem de ser conseguida através de políticas macroeconómicas que favoreçam o investimento e o desenvolvimento empresarial, mas também por intermédio de uma melhor organização do actual sistema educativo.

Em Portugal, vários estudos apontam que o "Empreendedorismo por necessidade" (em que se criam negócios por não haver outra alternativa), é bastante superior ao "Empreendedorismo por oportunidade" (onde se descobrem oportunidades de negócio lucrativas).