Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / Porque se fala tanto em 'Plano de Negócios' quando queremos passar da ideia ao negócio?

Antes de decidir criar a sua própria empresa, o potencial “empreendedor” - alguém que se apercebe de uma oportunidade e que cria uma empresa para a poder aproveitar numa perspectiva rentável e sustentável - deverá estar ciente das suas motivações para que possa evitar decisões precipitadas e, muito possivelmente, erros graves. Este processo deve ser encarado através da feitura de um Plano de Negócios.

Em regra, estas pessoas começam um negócio quando conhecem muito bem um produto, um segmento de mercado ou um determinado sector empresarial, ou então, porque têm alguma reserva financeira disponível, porque querem ser os seus próprios patrões ou porque têm dificuldades em voltar ao mercado de trabalho. O problema é que, por vezes, não conseguem encontrar a melhor forma de passar da ideia ao negócio, não amadurecendo suficientemente o seu projecto empresarial e correndo riscos desnecessários ou imponderados.