Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / Como se faz um Plano de Negócios?

A concepção de um Business Plan envolve uma análise profunda ao mercado onde a empresa se insere e à concorrência que lhe está associada. Paralelamente, é também feita uma análise à vertente interna da empresa, nomeadamente: portfólio de actividades, estrutura, organização e respectivos recursos (humanos, financeiros e tecnológicos) que lhe estão afectos para o desempenho da sua actividade. Aqui, podemos falar em cadeia de criação de valor, de onde se extrai informação relativa às ameaças e oportunidades da empresa no mercado e a nível interno os pontos fortes e pontos fracos.

Após este diagnóstico, é feita uma reflexão sobre os factores críticos de sucesso, ou seja, os aspectos diferenciadores no mercado que podem contribuir para o sucesso da empresa e que a distingue de forma positiva da concorrência. É ainda necessário, definir uma estratégia de mercado a partir dos dados acima referidos. Após conhecidas as características e potencialidades da empresa, o “empreendedor” deverá desenhar uma estratégia para conquistar o seu mercado e chegar ao seu público-alvo.

Por último, importa fazer um levantamento de necessidades e equacionar previsões/cenários (o mais realistas possíveis), traduzindo toda a informação elaborada até então em linguagem financeira (não obstante todo o trabalho desenvolvido pelo promotor do projecto ao longo das várias etapas referidas, a elaboração de um Plano de Negócios deve ser sempre monitorizada por um consultor especializado).