Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / Como gerir o tempo inserção?

Apresentamos alguns elementos de gestão eficaz do "tempo de inserção".

Esteja atento/a a si próprio/a
Para podermos organizar os nossos dias e bem gerir o nosso tempo é, antes de mais, necessário estarmos atentos a nós próprios. Isto significa que não devemos descorar o nosso descanso ou alimentação para poupar tempo. Para conseguirmos conjugar as diferentes tarefas da nossa vida de forma equilibrada, temos também que ter uma vida equilibrada, respeitando o nosso relógio biológico. Criar uma rotina é muito importante para conseguir criar um clima de organização. Embora esteja na moda querer quebrar as rotinas, isto só é saudável se for feito de vez em quando e, principalmente, depois de ter criado uma rotina que possa ser quebrada.
 
Conheça o seu ritmo pessoal
Cada pessoa tem o seu próprio relógio interno que ajuda a definir o seu ritmo de trabalho. Ficar cansado, sentir-se fresco ou voltar a ficar cansado é uma questão muito pessoal. Se quiser trabalhar com eficácia, tente conhecer bem o seu próprio ritmo. Tente construir o seu horário diário de acordo com o seu ritmo biológico natural. Dedique as suas melhores horas aos trabalhos mais importantes. Não ignore o seu relógio interno. Aprenda a fazer uso dele.

É “galo” ou “mocho”?   

  • Os “galos” ou pessoas madrugadoras: você é o tipo de pessoa que salta da cama nas primeiras horas da manhã, cheia de energia e entusiasmo? Então é muito provável que consiga trabalhar muito, e eficientemente, logo de manhã cedo.
  • Os “mochos” ou pessoas noctívagas: você é, pelo contrário, o tipo de pessoa que só ganha consciência das horas depois do despertador tocar e após vários cafés fortes? Deixe as tarefas difíceis ou as reuniões e encontros importantes para o fim da manhã ou mesmo para a tarde.

Independentemente de ser um dos dois tipos, o seu nível de energia e de performance flutuam ao longo do dia inteiro. Convém descobrir quando você funciona optimamente e quando funciona menos bem. Divida o seu dia com base nisso: faça as tarefas mais difíceis quando estiver com mais energia e as tarefas fáceis ou de rotina ficam para quando estiver mais cansado e sonolento (depois de almoço, por exemplo).
 
Intervenha positivamente na sua energia
O seu padrão de energia é, em grande medida, também determinado pela sua alimentação: convém iniciar o dia com um bom pequeno-almoço. Para muitos isto parece uma missão impossível. Mas vamos ainda mais longe: tome-o sentado. Basta levantar-se dez minutinhos mais cedo!
Opte por um almoço ligeiro. Se comer uma refeição pesada, a sua digestão vai exigir sangue extra, sangue que, de facto, necessita para que o seu cérebro funcione bem. Daí a sensação de moleza e de sonolência que ataca muitos de nós logo a seguir ao almoço. Escusado será dizer-se que este efeito piora se beber álcool. Fuja a jantares muito pesados, de modo a evitar insónias e irritabilidade.
Quem trabalhar todo o dia sem pausas vai ver o seu nível de energia baixar drasticamente à noite. Repouse regularmente. Vai ver que o seu ritmo de trabalho, com o tempo, melhorará muito.