Laboratório

Objetivos e metodologia

.: Objetivos gerais

 

  • Disponibilizar uma série de serviços de mediação que permitam conceber estratégias de intervenção fundamentadas no adequado conhecimento, acompanhamento e (re)encaminhamento em função dos serviços/ necessidades requeridos pelos grupos-alvo;
  • Reunir elementos tradutores da realidade socioprofissional dos grupos profissionais qualificados (graduados e pós-graduados) que permitam agir de forma estratégica e próactiva junto das diversas entidades empregadoras da região Norte, em particular das empresas;

 

.: Objetivos específicos

 

  • Produzir conhecimento e elaborar suportes de mediação para a transição para a vida activa, potenciando uma maior articulação entre os actores/ agentes económicos e os grupos profissionais qualificados.
  • Estimular o emprego qualificado, público e privado, através do incentivo ao espírito empreendedor e do incentivo à mobilidade internacional e transfronteiriça.
  • Criar mecanismos de mediação flexíveis adequados às necessidades requeridas pelos grupos-alvo, desenvolvendo parcerias estratégicas nacionais e internacionais, articulando os respectivos níveis de actuação.
  • Desenvolver estratégias de promoção de uma cultura empreendedora, desenvolvendo aptidões e competências e assegurando o acompanhamento adequado às iniciativas empresariais inovadoras.
  • Incentivar a formação contínua (profissionalizante e pós-graduada) - Life long training.
  • Promover a igualdade entre homens e mulheres no acesso ao mercado de trabalho e conciliação entre a vida familiar e profissional.

 

.: Áreas de atuação
Enquanto estrutura de intermediação o Laboratório MeIntegra disponibiliza uma série serviços que, de uma forma geral, facilita o conhecimento e a compreensão das trajectórias profissionais da população qualificada em diversas áreas científicas, bem como permite produzir conhecimento e elaborar suportes de mediação para a (re)inserção profissional deste grupo, potenciado uma maior articulação com os atores/ agentes económicos através de serviços que articulem uma maior eficiência das relações entre as instituições e capazes de tecer novas ligações entre empresas e qualificados.
Por isso, as actividades desenvolvidas no âmbito deste spin-off articulam-se em torno de quatro áreas de intervenção :
  1. Gestão de projeto profissional (e.g. estratégias de procura activa de emprego e de inserção profissional, orientação vocacional e gestão de carreira, divulgação de ofertas de emprego, formação, estágios, bolsas de mobilidade, entre outros).
    e
  2. Empreendedorismo (e.g. apoio/ sensibilização e disseminação de actividades/ iniciativas que favoreçam a criação de emprego/ empresas, criação de redes de empreendedores, entre outros).
    e
  3. Estudos de diagnóstico e prospecção (e.g. Estudos, diagnósticos e planos estratégicos; estudos de avaliação, mensuração e acompanhamento dos perfis de empregabilidade dos diplomados; disseminação dos factores facilitadores de acesso ao emprego, entre outros).
    e
  4. Consultadoria e formação (e.g. acções de formação avançada modular e flexível para qualificados; consultadoria/ formação avançada a empresas, entre outros).