Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / Que relação se estabelece entre competências e inteligência emocional?

A emoção ou sentimento humano pode ser descrita, de forma genérica, como um impulso neuronal que impele um organismo para a acção. A emoção diferencia-se do sentimento, porque, conforme observado, é um estado psicofisiológico. O sentimento, por outro lado, é a emoção filtrada através dos centros cognitivos do cérebro, especificamente o lobo frontal, produzindo uma mudança fisiológica em acréscimo à mudança psicofisiológica.

Na sua etiologia, a palavra emoção provém do latim emotionem, que significa "movimento, comoção, acto de mover". Esta formação latina foi adoptada por todas as línguas modernas europeias. A primeira documentação do francês émotion é de 1538. A do inglês emotion é de 1579. O italiano emozione, o português emoção datam do começo do século XVII. Nas duas primeiras línguas, a acepção mais antiga é a de "agitação popular, desordem". Posteriormente, é documentada no sentido de "agitação da mente ou do espírito".

A palavra aparece normalmente denotando a natureza imediata dessa agitação nos humanos e a forma em que é experimentada por eles, ainda que nalgumas culturas e em certos modos de pensamento é atribuída a todos os seres vivos. A comunidade científica aplica-a na linguagem da psicologia, desde o século XIX, a toda a pessoa que mostra respostas complexas similares às que os humanos se referem geralmente como emoção.

Relativamente às competências que compõem a Inteligência Emocional, evidenciamos as cinco áreas distinguidas por Daniel Goleman acerca da IE:

  • Auto-Conhecimento Emocional: saber reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre, tomando consciência das suas próprias emoções;
  • Controlo Emocional: capacidade de lidar com as próprias emoções, canalizando-as para uma manifestação adequada a cada situação;
  • Auto-Motivação: direccionar emoções para objectivos determinados;
  • Empatia: saber reconhecer as emoções nas outras pessoas;
  • Relacionamentos: aptidão e facilidade nos relacionamentos inter-pessoais;