Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Aconselhamento profissional / O Empreendedorismo pode ajudar na economia nacional?

A situação portuguesa actual exige um crescimento económico mais acelerado e o mais qualificado possível. Paralelamente, são necessários mais empregos e maior sustentabilidade, o que significa: investimento, inovação e internacionalização suportados por uma capacidade de valorização económica do conhecimento. Para isso, será necessária uma dinâmica de empreendedorismo e criação de empresas (sobretudo de base tecnológica), que permita rejuvenescer a estrutura empresarial.

O Empreendedorismo é uma das saídas profissionais que melhor pode garantir um futuro promissor para a economia portuguesa, sendo necessário que os empreendedores readquiram novas competências e qualificações ao longo de toda a vida. Facilmente se percebe que a criação e o apoio a novos projectos empresariais com carácter inovador e de forte valor acrescentado contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento do tecido empresarial, com consequências muito benéficas para a economia da região e do país.

Importa avançar urgentemente com projectos que assumam a divulgação científica e tecnológica, através de uma articulação sustentada entre uma filosofia empreendedora e o carácter educativo-formativo. Numa economia globalizada e com elevados níveis de incerteza, a tarefa de levar a bom termo um novo projecto empresarial pressupõe uma valorização do conhecimento académico e científico associada à utilização e aplicação das melhores “boas práticas” e das mais avançadas metodologias de gestão empresarial. De facto, só uma atitude empreendedora, inovadora e, sempre que possível, qualificada, poderá marcar a diferença e apresentar-se como um factor-chave para o tão desejado sucesso da economia portuguesa.