Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Carta para o emprego

A carta que acompanha acompanha o seu currículo pode ser de dois modelos:


A carta de apresentação

Este modelo de carta é utilizado quando pretende responder a um anúncio de oferta de emprego.

Como será fácil constatar, a carta de apresentação é o ‘rosto’ da sua candidatura e, por isso, deve ser feita com o cuidado de transpor a sua imagem para o papel, assim como despertar o interesse do(a) possível empregador(a). Além de breve e simples, a carta deverá obedecer obrigatoriamente a alguns parâmetros. 

A carta de candidatura espontânea

Deve utilizar este modelo de carta quando pretende oferecer os seus serviços espontaneamente, não havendo qualquer anúncio publicado ou oferta de emprego divulgada por parte de um(a) possível empregador(a).

À semelhança da carta de apresentação, a carta de candidatura espontânea obedece a algumas regras. Como se trata de um acto espontâneo, ao elaborar esta carta tenha em atenção alguns factores, tais como: o que procura? o que oferece? em que medida o seu perfil se adequa (ou representa uma mais-valia) para a organização/ empresa?


Seja uma carta de apresentação ou de candidatura, não esqueça que, tal como o currículo, é uma primeira imagem sua que dá à organização/ empresa. Posto isto, adeque o modelo do seu currículo à carta. Poderá verificar que são variados os modelos e apresentações, já que não é proibido o uso da criatividade, pois, como está subentendido, o importante será apresentar a sua imagem.