Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Criação de empresa / emprego

Esta é uma das vias possíveis a seguir. Para ser empreendedor(a) necessita, sobretudo, de ter uma ideia concreta do que gostaria de fazer. Poderá começar uma organização/ empresa de raiz, tendo à disposição alguns apoios a nível burocrático e económico, ou tentar a ramificação de uma organização/ empresa já existente, fazendo um franchising, ou tentando um spin-off.

Deverá, no entanto, ponderar sempre o risco associado. É uma tarefa difícil e de longo curso, mas como gostamos de pensar, nada é impossível. 


Franchising

Esta é uma forma de negócio em parceria: uma organização/ empresa, regra geral, já com alguma dimensão e estabilidade, cede os seus direitos de ‘imagem’ (marca, bens, e serviços), assim como o seu savoir-faire (modelo de gestão). Porém, a esta ‘cedência’, como se pode imaginar, está associado um custo monetário.

O franchising poderá ser considerado como uma forma de empreendedorismo, no entanto têm de se respeitar as regras já impostas pela organização/ empresa mãe. O espaço de manobra do(a) franchisado(a) é circunscrito pela chamada empresa mãe: esta determina o poder que exerce, desde a apresentação comercial de um determinado produto à organização financeira e contabilística.


Spin off

Entende-se por spin off uma nova organização/ empresa baseada ou formada mediante o apoio de uma outra pré-existente. É uma forma de cooperação, interligação e partilha de saberes com vista a um mercado específico.

Relativamente à Universidade do Minho, é de mencionar a existência de algumas empresas em spin off que dispõem de uma base de serviços e/ ou produtos desenvolvidos no seio académico.

Para se obter o estatuto de spin off académico terão que ser respeitadas algumas regras que contam, por um lado, com o espírito empreendedor dos(as) proponentes e, por outro, com a monitorização ou orientação científica acreditada.


Empreendedorismo

Existem vários sítios na web onde se poderá fazer uma pesquisa acerca do empreendedorismo de uma forma geral. Pelo o que nos é transmitido pela comunicação social, assim como pela opinião de alguns(as) conhecedores(as) da situação real, esta é uma modalidade de negócio pouco visível no nosso país. Pode-se associar este facto à nossa cultura e hábitos sociais, pois, como facilmente se verifica, não é algo que seja incentivado com muita frequência no seio familiar ou no círculo de amigos(as) próximos(as).

Não obstante, é de notar que, apesar de pouco frequente comparativamente a outros países, o empreendedorismo ocorre no nosso território, podendo ser uma forma de negócio em expansão num futuro próximo.

Para aqueles(as) interessados em enveredar pela criação da sua própria empresa ou negócio, existem já diversas instituições que prestam apoio em todo este processo. Deixa-se aqui uma listagem de sítios a visitar:


Criação de Empresa

Anje
A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) tem o empreendedorismo como sua missão através da concepção e divulgação de instrumentos que possibilitam a criação de uma empresa. É através desta instituição que grande parte dos(as) empreendedores(as) dão o seu primeiro passo. 

IEFP - Rede
Disponibilizado pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional -, este é um serviço de ‘Consultoria, Formação e Apoio à Gestão de Pequenas Empresas’.

Empresa na hora
Como o próprio nome indica, é um serviço disponibilizado a todos os que desejam criar uma empresa com a maior brevidade possível.

Portal da empresa
Neste portal, poderá obter informações, percorrendo o trajecto desde a criação à extinção da empresa. É ainda de mencionar a disponibilidade do serviço de criação de empresas on-line.

IAPMEI
Encontram-se disponíveis informações diversas e bastante completas acerca das sociedades, desde a sua constituição à eventual extinção.


Apoios à Empresa

AIMinho
A Associação industrial do Minho (AIMinho) tem um conjunto de informações disponíveis, desde a informação técnica a centros de documentação de suporte. É de mencionar que esta instituição operacionaliza os seguintes verbos na definição da sua missão: promover, inovar, cooperar, empreender.

AEPortugal
A Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, promove o apoio directo às empresas, passando pela informação e consultoria, assim como pela formação profissional.


Franchising

Info franchising
Informação sobre o projecto de franchising: desde a definição do conceito propriamente dito, até às oportunidades de negócio disponíveis. É de salientar, ainda, as acções de formação promovidas a este nível.

PT franchising
Atente ao ‘dicionário’ disponibilizado que permite tirar dúvidas sobre termos relacionados com esta modalidade de negócio.

Franchising
Apresenta uma listagem de empresas disponíveis para franchising. Pode-se limitar a pesquisa ao montante de investimento e/ou ao sector de actividade desejados.


Spin Off

TecMinho 
Como interface da Universidade do Minho, a TecMinho disponibiliza informações acerca do spin off no âmbito académico, nomeando, ainda, os critérios de atribuição deste estatuto.


Outros sítios de interesse

Empreender
Um blog sob a direcção do Prof. Vasco Eiriz, docente na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, que fala do empreendedorismo no nosso território na primeira pessoa.