Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Curriculum Vitae / Apontamentos

A sua 'trajectória de vida' pode representar, também, o seu primeiro passo de entrada numa organização/ empresa, o seu 'cartão de visita'.

Deixamos aqui alguns apontamentos quanto à elaboração de um currículo a título de sugestão.
         

Apresentação

A imagem que quer dar de si revela-se. Por vezes são os pequenos pormenores que permitem ao(à)  avaliador(a) estabelecer critérios de distinção. Posto isto, preste atenção a tudo! Desde o tipo de papel que usa, à apresentação gráfica, ao envelope onde será expedido...

Para evitar manchas ou outras marcas inestéticas no papel, imprima cada currículo que deseje entregar. Evite as cópias. Não esqueça, ainda, que tanto o envelope, como o seu conteúdo devem apresentar-se como imaculados ao(à) receptor(a). Não se apreciam vincos ou dobras.

A apresentação e organização gráficas são essenciais. Divida o seu currículo em secções, não baralhe informação. Por outro lado, dê uma boa imagem dos conteúdos, tente não 'encher' demais a folha e torne a leitura graficamente agradável.  

Evite um documento demasiado extenso. O aconselhável são duas páginas, tente não as ultrapassar.            


Conteúdo

Claro e simples: estas são as palavras de ordem. Deverá apresentar um resumo estruturado e conciso de toda a sua experiência e das suas potencialidades.

Atractivo a quem o lê: peça a opinião aos amigos antes de enviar um currículo. Pretende-se que este seja um documento, não só atractivo pelo seu aspecto gráfico, mas também pelo seu conteúdo.

Adequado ao pedido ou ao perfil pretendido pela entidade empregadora: se está a concorrer para um anúncio específico, facilite a tarefa do(a) seleccionador(a) e demonstre através do seu currículo as suas potencialidades. Poderá indicar o cargo pretendido, seguindo o modelo europeu. Tente, se possível, salientar como a sua experiência anterior poderá contribuir para um bom desempenho para o lugar em questão.

Com a informação organizada: esta é uma das vantagens do modelo europeu de currículo. Tente sempre adoptar um seguimento semelhante na organização da informação que apresenta.

Actualizado: não se esqueça de manter este documento em permanente actualização. Preste atenção à data.         


Entrega

No caso de uma candidatura espontânea, sempre que possível, este deverá ser um documento entregue em mão. Os(as) empregadores(as) tomam esse gesto em consideração e poderão vê-lo como uma manifestação de interesse na organização/ empresa.

Se enviar o currículo por correio, não esqueça de o fazer em envelope apropriado. Nada mais inestético do que receber um currículo todo dobrado. Estando as páginas em formato A4, insira o currículo num envelope do mesmo tamanho, tendo ainda o cuidado de o colocar de modo a que, no momento de abertura do envelope, a primeira coisa visível a aparecer seja o seu nome.

Se preferir enviar este documento por e-mail terá de prestar atenção a outros factores. Se o endereço a que se destina o seu currículo tiver um modelo próprio de apresentação, tente respeita-lo. Envie o documento com um formato protegido para não correr o risco de perder informações. Não esqueça ainda que este documento deverá estar num formato de ficheiro que seja acessível, não o ponha num programa novo que só você é que tem lá em casa...

Caso decida por inscrever-se directamente numa página web, respeite sempre as instruções que o programa lhe dá, pois cada sítio tem regras e procedimentos diferentes. Para lhe facilitar a tarefa de preenchimento, nada melhor do que ter o seu currículo já impresso, para não se esquecer de mencionar tudo.

Um último apontamento

Para não correr o risco de enviar mais do que um currículo para a mesma morada, e até para saber melhor para onde os envia, organize-se. Poderá criar um documento onde explicitará a data de envio e caracterização do(a) destinatário(a). Deste modo poderá manter sempre actualizados os seus contactos e não correr riscos de ser repetitivo(a).