Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Entrevista de emprego

Antes da entrevista

A entrevista de selecção poderá representar o seu passaporte de entrada para a organização, por isso, não descuide alguns aspectos que poderão definir à partida o seu ingresso.

Aconselha-se que, além de entrevistado(a) você assuma também o ‘quasi-papel’ de entrevistador(a). Procure recolher alguma informação da organização/ empresa para a qual foi seleccionado(a) e tente perceber o que essa organização/ empresa poderá precisar de si, analisando as suas principais competências e habilidades.

Por último, não descure os horários e planeie a sua ida ao local de entrevista. Além disso não esqueça da sua apresentação pessoal, desde a roupa a usar à postura apresentada, tudo é levado em conta. Uma excelente primeira impressão poderá ser o primeiro passo para a admissão no emprego.


Durante a entrevista

Assim que seja chamado(a) para o local da entrevista tome em atenção todos os seus movimentos. Deverá, também, prestar atenção à linguagem utilizada.

Existem vários tipos de entrevista. Tente estar sempre preparado(a) e adequar-se à postura do(a) seu(sua) entrevistador(a).

Permita que o(a) entrevistador(a) fale livremente e responda apenas no final das questões. Após as principais questões terem sido colocadas é agora a sua vez de trocar de papel com o (a) entrevistador(a). Transmita uma postura interessada na organização/ empresa que o(a) pretende contratar e questione acerca da relação da organização com o mercado e os(as) trabalhadores(as), além de tentar marcar o seu possível contributo.

Finalizada a entrevista é altura de deixar uma boa marca de saída. Cumprimente o(a) entrevistador(a) de forma segura e questione acerca do prazo de resposta. 

 


Depois da entrevista

Para melhorar o seu procedimento ao longo do tempo, assim como para avaliar a sua postura durante a entrevista, poderá efectuar uma autoavaliação acerca de todo este processo. Analise pontos fortes e fracos para uma melhor percepção sobre o acontecimento em si.

Embora menos comum, poderá também escrever uma carta de agradecimento dirigida ao(à) entrevistador(a), mencionando alguns pontos da entrevista que considere pertinentes e que lhe facilitem o acesso ao emprego em oferta.

Após todo este processo resta-lhe aguardar um feedback por parte da pessoa que o(a) entrevistou. Evite forçar algum contacto após a entrevista, espere que seja a organização/ empresa a contacta-lo(a) dentro do prazo anteriormente previsto.