Mais de 40% das empresas da UE27 têm actividades de inovação
A cooperação com os clientes e os fornecedores é mais frequente do que com as universidades e os Institutos de Investigação Públicos. Entre 2002 e 2004, 42% das empresas de indústria e serviços da UE27 efectuaram actividades de inovação sob uma forma ou outra. Entre os Estados-Membros da UE27, as mais fortes proporções de empresas que têm tido actividades inovadoras durante este período foram registadas na Alemanha (65% das empresas), seguida da Áustria (53%), da Dinamarca, a Irlanda e o Luxemburgo (52% cada um), da Bélgica (51%) e a Suécia (50%). As proporções mais fracas foram observadas na Bulgária (16%), na Letónia (18%), na Roménia (20%), bem como na Hungria e em Malta (21% cada um). Estas informações, extraídas do quarto inquérito comunitário sobre a inovação realizado nos Estados-Membros da UE27, a Noruega e a Islândia, são publicadas pelo Eurostat, o Serviço estatístico das Comunidades Europeias, por ocasião do lançamento pela Comissão europeia, do Quadro de controlo europeu da Inovação 2006. Concebido em 2000 na sequência da adopção da Estratégia de Lisboa, o Quadro de controlo avalia e compara o desempenho dos Estados-Membros em matéria de inovação. O Quadro de controlo 2006 baseia-se principalmente em dados de Eurostat, provindo nomeadamente do quarto inquérito comunitário sobre a inovação. 26-02-2007 Fonte: Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (igfse)
26-02-2007