Processo Bolonha quase no final

No próximo ano lectivo quase 90 por cento das licenciaturas e mestrados em Portugal estarão a funcionar adaptados já às regras de Bolonha, ficando o processo praticamente concluído dois anos antes do fim do prazo estabelecido, escreve a agência Lusa.

Estes são alguns dos dados nacionais avançados pelo Ministério do Ensino Superior e que serão apresentados no debate sobre os resultados a nível europeu, a decorrer esta semana em Londres na reunião bianual dos ministros do Ensino Superior dos 45 países que aderiram ao Processo de Bolonha.

De acordo com a nota, no ano lectivo em curso, 2006/07, cerca de 38 por cento da oferta de 1º e 2º ciclo de estudos (respectivamente licenciaturas e mestrados) estão a ser oferecidos de acordo com as regras introduzidas no âmbito do Processo de Bolonha, estando previsto que mais cerca de 50 por cento dessa oferta seja oferecida no próximo ano lectivo, de 2007-2008.

Assim, ficarão apenas cerca de 12 por cento da oferta de 1º e 2º ciclo para adaptação em 2008/09.

A adequação dos programas deve ser feita até ao final desse ano lectivo, uma vez que em 2009/2010 todos os ciclos de estudo devem já estar organizados de acordo com o processo europeu de Bolonha.

Para o Ministério de Mariano Gago, «Portugal registou durante o último ano progressos significativos na concretização do processo de Bolonha no Ensino Superior, mostrando hoje um desempenho considerável face ao processo em curso em toda a Europa para a modernização da oferta educativa e dos padrões de mobilidade de estudantes no espaço europeu».

Em números concretos, estão actualmente a funcionar 820 cursos que foram adequados a Bolonha e 282 novos cursos criados especificamente no âmbito deste programa europeu.

No próximo ano lectivo entrarão em funcionamento mais 842 cursos adaptados e 366 novos.

Feitas as contas, no próximo ano lectivo, as instituições de ensino superior terão para oferecer aos estudantes um total de 1662 cursos «antigos» adaptados a Bolonha e 648 novos cursos criados de raiz.

Contudo, os pedidos que deram entrada na Direcção-Geral do Ensino Superior para 2006/2007 e 2007/2008 excedem em muito os que foram autorizados e registados por aquele organismo: 2068 pedidos para adequação e 1666 para novos cursos.

Adicionalmente, todos os estudantes graduados em 2007 já receberão um Suplemento de Diploma de acordo com as regras de Bolonha, emitido em português e em inglês e correspondendo ao formato europeu.

Além disso, cerca de 70 por cento dos programas oferecidos em universidades públicas já aplica o regime europeu de créditos (ECTS), assim como 60 por cento dos institutos politécnicos públicos.

Entre os privados, esse regime é aplicado por 99 por cento das universidades e 70 por cento dos politécnicos.

Fonte: PortugalDiário
14-05-2007