Universidade do Minho no ranking Ibero-Americano

No Ranking de Instituições do Ensino Superior, elaborado pela Fundação Universia, em 2005, com base na produção científica, a investigação em Economia da Universidade do Minho posiciona-se entre os 20 primeiros, dos 236 departamentos de economia do espaço Ibero - Americano.

A nível nacional a Universidade do Minho aparece em terceiro lugar, apenas ultrapassada pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Técnica de Lisboa. Esta posição de destaque, sobretudo se tivermos em consideração a juventude do corpo docente do Departamento de Economia e de outros departamentos da Universidade do Minho, entre as universidades portuguesas, mantém-se se considerados outros rankings, utilizados internacionalmente na área da Economia, e para períodos mais alargados.

Por exemplo, uma análise do período 2004-2006, período que será em breve objecto de avaliação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, para a maioria dos rankings disponibilizados no sítio Economics Research in Portugal: People and Institutions, da responsabilidade de docentes da Universidade do Porto e da Universidade do Minho, a investigação em Economia da Universidade do Minho surge em terceiro lugar a nível nacional.

É também importante destacar a posição do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas, que para o mesmo período 2004-2006, surge na maioria daqueles rankings como a 2ª unidade de investigação do país, apenas atrás do INOVA da Universidade Nova de Lisboa.

Fonte: Universia

6 de Junho de 2007