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Promoção do empreendedorismo entre alunos
Jovens de sete escolas das Caldas da Rainha desenvolveram ideias de negócio no âmbito da iniciativa "Empresário por um dia". Os vencedores são conhecidos sexta-feira. "Procuramos fazer uma intervenção em alunos mais jovens de forma que através de um acompanhamento mais longo se possam retirar maiores resultados e uma maior cultura empreendedora na região." É assim que Sérgio Félix, da Associação Industrial da Região Oeste (AIRO), justifica a criação da iniciativa "Empresário por um dia", desenvolvida em colaboração com o Centro Incubador das Caldas da Rainha, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). Assim, no seguimento das actividades de promoção do empreendedorismo nos últimos anos, junto de escolas secundárias e superiores, este ano lectivo o Centro Incubador das Caldas da Rainha resolveu dirigir-se também a estudantes mais novos. Aos alunos do 3.º ciclo das escolas das Caldas da Rainha foi-lhes colocado o desafio: desenvolverem, eles próprios, uma ideia de negócio para a criação de uma empresa, de um novo produto ou ainda de reestruturação de produtos já existentes. E não faltaram propostas. De um universo de 2300 alunos, segundo informações da AIRO, obtiveram cerca de 400 pré-inscrições e ideias de negócio que até ao final da iniciativa resultaram em 68 trabalhos finalistas validados o que, para Sérgio Félix, "demonstra também o grande envolvimento dos alunos e a persistência de empreendedores". Os trabalhos abordam as mais diversas áreas de negócio desde o ambiente, passando pelas novas tecnologias, as crianças, a segurança, trabalhos domésticos, alimentação, entre muitas outras ideias. Amanhã à noite decorre a cerimónia de entrega dos prémios aos alunos finalistas. Mas antes, os cinco alunos finalistas irão acompanhar um empresário durante parte do dia, tendo assim oportunidade de conhecer a sua experiência empreendedora. No final do dia, terão ainda de apresentar os seus projectos ao júri e só aí, após a apresentação dos cinco projectos finalistas, é que será conhecido o vencedor da iniciativa "Empresário por um dia". Sérgio Félix reconhece que esta primeira iniciativa tinha um "carácter experimental" para novas iniciativas no decorrer dos próximos anos com o objectivo de obter "uma cultura verdadeiramente empreendedora na região". Contudo, não tem dúvidas de que "o balanço desta primeira iniciativa é francamente positivo". Para o próximo ano lectivo a promoção do empreendedorismo entre os mais novos vai continuar. E esta promoção "é hoje tão importante - explica Sérgio Félix - como apoiar as empresas existentes uma vez que o estímulo dos jovens até à idade adulta irá permitir que mais facilmente experimentem uma ideia, conheçam os riscos, os passos que têm que dar, quem os pode ajudar neste processo e até implementarem uma ideia ou produto que desenvolveram ainda em período escolar". Por tudo isto, para 2007/2008 já está preparada uma nova iniciativa para começar logo no início do ano lectivo - Setembro ou Outubro - de modo a que os alunos desenvolvam as suas ideias, projectos, produtos ou serviços durante todo o ano lectivo. Quem sabe não sairá daqui um grupo de jovens empresários? Fonte: Educare.pt 28-06-2007
03-07-2007
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