Processo de Bolonha marca actual legislatura

O Processo de Bolonha e o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) marcaram a legislatura do Ministério da Ciência, Tecnologia, Sociedade da Informação e do Ensino Superior de 2005 a 2009.

Segundo um relatório divulgado por este ministério, citado pela "Lusa", a concretização do Processo de Bolonha em Portugal foi a grande prioridade do Governo neste período, visando promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, melhorar os níveis de frequência e a conclusão dos cursos, atraindo novos alunos e diversificando a oferta de formações.

O ministério salienta ainda o número de diplomados pelo ensino superior em 2008, que superou os 84 mil contra os 69,9 mil novos diplomas atribuídos em 2005, em que 77% foram obtidos no ensino público.

Os apoios concedidos aos estudantes marcaram também esta legislatura, tendo o número de bolseiros da Acção Social aumentado 4% desde 2006, atingindo os 72,9 mil estudantes em 2008, o que representa 21% do total dos estudantes do ensino superior, acrescenta o mesmo relatório.

O orçamento do Estado para os serviços de apoio directo (através de bolsas) ou indirecto (cantinas ou alojamentos) cresceu mais de 13% entre 2005 e 2009, ano em que atingiu os 212 milhões de euros.

A menor taxa de desemprego dos licenciados, a menor intensidade do desemprego e a elevada diferença de salários em relação a outros níveis de qualificação demonstram, segundo o Governo, que "estudar compensa". Em Abril de 2009, a taxa de desemprego nos licenciados situava-se nos 8,2% contra os 17,6% para indivíduos com o ensino secundário, revela ainda o documento.

Fonte: Diário económico 17-06-2009

19-06-2009