2ª edição do IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio para alunos da UM
Com o principal objectivo de apoiar os alunos da Universidade do Minho na geração e desenvolvimento de novas ideias para negócios e empresas, a TecMinho, interface da Universidade do Minho, vai organizar a 2ª edição do IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio que decorrerá entre Novembro de 2009 e Março de 2010. A par de outras iniciativas desenvolvidas pela TecMinho de encorajamento ao empreendedorismo, o IdeaLab é um espaço que apoia a geração e o desenvolvimento de ideias de negócio de base tecnológica e/ou conhecimento intensivo. Para além de testar o potencial comercial das suas ideias, os participantes podem também avaliar a sua vocação e competências empreendedoras. O IdeaLab funcionará no Campus de Azurém da Universidade do Minho e destina-se a alunos finalistas do 1º Ciclo e a alunos dos 2º e 3º Ciclos da Universidade do Minho provenientes de qualquer área científico-tecnológica, assim como recém-diplomados da Universidade do Minho que tenham concluído os seus cursos há menos de três anos (i.e. desde o ano lectivo de 2006/2007). Podem também ser admitidos alunos não finalistas que demonstrem especial interesse em levar ideias de negócio inovadoras para o mercado. O processo de desenvolvimento das ideias no IdeaLab passará por três fases principais: 1) recepção das ideias de negócio; entrevistas com os promotores para análise das suas ideias e motivações; e selecção das ideias mais inovadoras e com maior potencial de mercado; 2) desenvolvimento de competências relacionadas com a criação de empresas e o desenvolvimento de negócios para os promotores seleccionados através da realização de quatro workshops temáticos nas áreas relacionadas com a análise estratégica, análise de mercado e análise financeira 3) acompanhamento individualizado dos promotores por um business coach para a definição dos modelos de negócio. A selecção dos promotores das ideias terá sobretudo em conta o nível de comprometimento demonstrado pelos candidatos, assim como as características da ideia de negócio: qualidade da ideia e o seu carácter inovador (base tecnológica e/ou conhecimento avançado), potencial de mercado e capacidade demonstrada para a execução da ideia. Informação específica sobre esta iniciativa e inscrições encontram-se disponíveis no site da TecMinho (www.tecminho.uminho.pt/empreender/idealab).
27-10-2009