Projecto de Investigação O potencial de empreendedorismo na Universidade do Minho. Carreiras após o ensino superior

O Projecto de Investigação: “O potencial de empreendedorismo na Universidade do Minho. Carreiras após o ensino superior”, desenvolvido entre 2010-2012, no quadro do Spin-off Laboratório MeIntegra e no CICS da Universidade do Minho, sob a coordenação científica de Ana Paula Marques.

Objectivos:
(Re) inovação téorico-metodológica em torno dos conceitos empreendedorismo e mobilidade, privilegiando-se uma abordagem multidisciplinar, em especial a partir do contributo das ciências sociais;
i) Modalidades e metodologias de aprendizagem no contexto académico que favoreçam o empreendedorismo e a mobilidade da população com qualificações superiores;
ii) Percepções e representações face à empregabilidade dos diplomados e seus principais factores de melhoria do processo de transição para a vida activa face ao Processo de Bolonha;
iii) Avaliação de integração dos elementos-chave da educação em empreendedorismo nas actividades curriculares e extracurriculares, bem como das experiências de mobilidade estudantil ao nível do ensino superior.

Palavras-chave: Ensino Superior, Empreendedorismo, Carreiras
Entidade Financiadora: CICS – Universidade do Minho

Publicações
MARQUES, A.P. e MOREIRA, Rita (2011a), Empreendedorismo na Universidade do Minho. O potencial empreendedor dos diplomados do ensino superior numa perspectiva educativa  (Entrepreneurship at the University of Minho. The entrepreneurial potential of graduates of higher education in an educational perspective),  Actas do II Encontro de Sociologia da Educação, Organização: Instituto de Sociologia FLUP. Departamento Sociologia FLUP, Universidade do Porto.

MARQUES, A.P. e MOREIRA, Rita (2011b), Transição para o mercado de trabalho: empreendedorismo numa perspectiva de género  (Transition to the labour market: entrepreneurship from a gender perspective) in Actas do XVII Encontro Nacional de SIOT – Emprego e Coesão Social: Crise de regulação e hegemonia da globalização, APSIOT, Lisboa, edição em Cd-Rom.

18-05-2011