Notícias

Apresentação pública do livro “Trabalho Social Profissional no Terceiro Setor”, 20 de Abril, 18:30, Livraria Centésima Página (Braga)

Resumo
“Apresentamos neste livro as hipóteses, as reflexões e os resultados de um estudo empírico sobre o trabalho profissional nas organizações não lucrativas (ONL) do terceiro sector que desenvolvem serviços sociais, no Norte de Portugal. O estudo centrou-se nos profissionais, licenciados, que desenvolvem trabalho social baseado nas Ciências Humanas e Sociais (CHS). Os dados quantitativos e qualitativos que suportam este estudo foram recolhidos entre Fevereiro de 2010 e Abril de 2011.

O estudo insere-se numa linha de investigação que desde 2001 se dedica à análise do trabalho técnico e intelectual e do saber prático e formal em grupos profissionais de licenciados (linha de investigação ASPTI, capítulo1).

Os resultados do estudo evidenciam a importância das relações entre a profissionalização do trabalho social e as formas de burocratização das ONL neste sector (capítulos 2, 4 e 5) e a existência de um sistema de profissões em trabalho social que se manifesta em processos de competição e complementaridade jurisdicional no mercado de trabalho (capítulo 3 e 6), na configuração das relações do trabalho com a educação formal e na organização hierárquica e técnica do trabalho de equipa” (capítulo 7).

Ana Paula Marques investigadora do CICS.NOVA.UMinho é autora do capítulo “Organização social dos mercados profissionalização no terceiro setor” e co-autora de “Mercados e trajetórias profissionais no trabalho social”.

 

18-04-2015
Imprimir Partilhar Voltar