Seminário “Antecipar oportunidades: Empregabilidade e Empreendorismo”

No quadro institucional do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), Acção Tipo 4.2.2.1. - Estudos e Investigação, co-financiado pelo FSE e pelo Estado Português, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, através do Centro de Investigação em Ciências Sociais, convida todos a participarem no Seminário “Antecipar oportunidades: Empregabilidade e Empreendorismo”.

Em que condições os jovens licenciados fazem a transição para o mercado de trabalho? Há correspondência entre a formação académica e o emprego? Que competências são mobilizadas no contexto de trabalho? Seguem ou não um perfil de crescente precariedade e incerteza profissional? Como interpretam estes o futuro profissional no contexto das incertezas actuais? Como conciliam as exigências de ritmos de trabalho mais intenso com a vida privada e familiar? Por sua vez, do lado dos empregadores importa saber quais são os perfis de competências mais procurados/ desejados? Quais são as práticas de recrutamento mais privilegiadas pelas empresas? Que balanço fazem das experiências de contratação de jovens estagiários ou à procura do 1º emprego? Que dificuldades/ vantagens são mais referenciadas na mobilização de jovens licenciados? Até que ponto a inovação, ao nível da formação académica, é reconhecida pelo meio empresarial? Os modelos de organização empresarial potenciam o desenvolvimento de qualificações e competências?

Iniciado em 2006, o projecto MeIntegra – Mercados e estratégias de inserção profissional de jovens licenciados (POEFDS) visa responder aquelas interrogações com base num diagnóstico simultâneo da procura e da oferta do mercado de trabalho (e.g., profissional, formação, local, “informal”). Em concreto, pretende-se conhecer as estratégias de inserção profissional na óptica quer dos jovens licenciados à procura do primeiro emprego, quer das empresas que têm vindo a recrutar este tipo de mão-de-obra.

Este seminário propõe-se:
Apresentar e devolver os principais resultados obtidos através dos diagnósticos cruzados: jovens licenciados e empresas/organizações;
Organizar um Roteiro pelas saídas profissionais em função dos sectores de actividade e dos cursos existentes na Universidade do Minho;
Mostras das Acções resultantes das Sessões de Formação Avançada
Mesa redonda

Este evento realizar-se-á no próximo dia 10 de Janeiro, pelas 09h30, no auditório B1 do Complexo pedagógico II, contando com a presença e contributo de investigadores e profissionais provenientes de instituições diversas com reconhecida experiência e conhecimento neste domínio.

Folheto.pdf

Programa do Seminário.pdf

Programa do Seminário.word

Organização:
Universidade do Minho – Centro de Investigação em Ciências Sociais

Contacto para mais informações:
Rita Moreira
Centro de Investigação em Ciências Sociais