Ações MeIntegra

Estratégias de Inserção / Curriculum Vitae

O que é?

A trajectória de vida (tradução do latim de Curriculum Vitae) é o assunto base deste documento. Pretende-se que o CV o(a) identifique biograficamente, além de relatar todo o seu percurso e experiência académica e profissional.

O principal objectivo deste documento é dar a conhecer o perfil da pessoa quer biográfico, quer profissional. É visto, assim, como uma forma de apresentação, uma primeira imagem do(a) seu(sua) proprietário(a). 

 


Antes de fazer o CV

Existem vários modelos de Curriculum Vitae, porém, seja qual for o modelo que utilize, não esqueça de respeitar o princípio básico deste documento: dar-se a conhecer, assim como a sua escolaridade e experiência profissional.

Para quem lê o CV, este deve apresentar-se como um documento simples e fluido; no entanto, para quem o elabora, é necessário reservar algum tempo para a recolha de documentos e informação, assim como para dar o seu toque pessoal. Deste modo, é aconselhável que antes de elaborar o seu currículo recolha os seus documentos: datas, trabalhos, cursos, eventos, informações académicas e outros que considere pertinentes.

Tendo toda a documentação em posse chega a hora de decidir como fazer o seu CV.

 


Tipos de CV

Existem vários tipos. O currículo cronológico, tal como o próprio nome indica, apresenta a informação tendo como ponto de referência o tempo. Menciona a sua primeira experiência profissional e as seguintes por ordem cronológica, relatando, assim, o seu percurso no tempo do mais antigo para o mais recente.

Poderá considerar mais pertinente mencionar as experiências profissionais a partir da data actual até à data mais antiga que pretenda. Assim sendo, poderá optar pelo tipo anti-cronológico ou cronológico inverso que segue a lógica semelhante à do currículo cronológico, mas descreve as suas experiências de um modo inverso.   

O currículo tipo funcional salienta as principais habilidades e funções desempenhadas ao longo da sua carreira, não tendo qualquer data como ponto de referência, mas antes o trabalho desenvolvido.

Optando por um tipo crono-funcional ou misto de currículo deverá conjugar tudo o que foi já descrito, podendo realçar funções e datas que melhor se enquadrem nos seus objectivos.


Modelos de CV

Certamente já experimentou navegar pela Internet à procura de informação sobre este assunto. Existem vários sítios que exemplificam como fazer o seu CV. Desde o modelo europeu (ou europass), passando ainda por muitas outras nomenclaturas.

Para aqueles que frequentam mestrado/ doutoramento ou já fizeram alguma publicação, é aconselhável consultar o modelo lattes de currículo. Este currículo tem mencionadas, para além de uma área pessoal de identificação e experiência profissional, a produção bibliográfica e a produção técnica, indicando os textos, os livros e artigos publicados, assim como os produtos e processos experimentados. É um currículo mais extenso e, como tal, deve ser ponderada a sua utilização. Só em casos que se justifique é que se aconselha o uso deste modelo.

Actualmente, e por estar quase convencionado, o mais usual é utilizar o modelo europeu de curriculum vitae. No entanto, seja qual for o modelo que utilize, tente dar sempre a sua imagem pois, apesar de padronizados o tipo e modelo, é o seu currículo que deve dar a conhecer.

 


E depois? 

O Curriculum Vitae é o instrumento privilegiado para dar a conhecer a sua experiência académica e profissional. Este é um documento à imagem do(a) seu redactor(a). Decidido o tipo e modelo de currículo, deverá prestar, ainda, atenção a alguns pormenores no momento da sua expedição ou entrega.

Se decidir responder a um anúncio ou fazer uma candidatura espontânea via correio, não esqueça de juntar uma carta de apresentação/ motivação ao seu CV e enviar via postal em envelope A4. Deverá ainda ter o cuidado como insere o documento no envelope: a pessoa que abre o envelope deverá ter disponível logo na primeira página a sua carta de apresentação.

Também na Internet se encontram vários anúncios a que pode responder. Aconselha-se certa prudência na resposta via web. Deverá ter em conta a fiabilidade do sítio e o armazenamento dos seus dados.

No caso de responder a um anúncio in sítio preencha os formulários que lhe são pedidos pelo servidor e, para não correr o risco de se esquecer de algum pormenor, poderá ter uma versão impressa do seu CV ao lado.

Se decidir responder a um anúncio através do seu e-mail, coloque no corpo de texto da mensagem a sua carta de apresentação. Seja cuidadoso(a) na elaboração de todo o texto, prestando ainda atenção ao endereço do remetente, assim como ao assunto mencionado. Poderá juntar, em anexo, o seu currículo ao corpo da mensagem.

Caso prefira fazer a entrega pessoal do seu CV tenha, sobretudo, cuidado com a imagem que pretende transmitir…